Fazer da paixão, profissão

Confesso: sinto inveja de quem consegue.

Não são muitos os casos que possa enumerar de pessoas que façam exactamente aquilo que amam. Mas conheço alguns. De facto, é invejável perceber que aquelas pessoas  pura e simplesmente não trabalham. Fazem o que gostam com um ar tão apaixonado que, mesmo que tenham de fazer horas extra ou trabalhar ao fim de semana: porreiro!

No meu caso, este sonho seria ser actor. Ou então trabalhar na área do Marketing.

                                           foto: Xana Monteiro_Fenther.net  

Mas pergunto-me, às vezes: como seria fazer algo que amo num contexto que não gosto? Eu explico: imagino-me actor, logo, feliz. Mas a fazer uma peça horrível, que detesto. Ou dentro de uma encenação que não dá prazer nenhum em participar. Não seria uma frustração maior? Não ficamos mais frustrados quando não estamos a gostar do que gostamos? Faço-me entender?

Tive um pequeno período da minha vida (3 meses) em que fui actor profissional. Ensaiávamos bastantes horas por dia e o resto era trabalho de casa. Na altura era muito novo, andava feliz da vida. Agora, quase com 37 anos, como seria? A vida de actor em Portugal não é nada fácil, mesmo! Não há trabalho para os actores formados, quanto mais para um actor "amador", como eu. E mesmo os trabalhos que existem ou não são pagos ou são mal pagos, em quantidade e em prazo de pagamento. Mas agora que estou a mudar de vida gostava de voltar a experimentar. Vou lutar e trabalhar para isso. Mas o teatro está sempre cá dentro. Ah, e até podem surgir novidades em breve!

Já o Marketing é uma área que gosto muito mas, lá está outra vez, sou um autodidacta. Faltam-me diplomas (?). Mas tenho estudado bastante. Até já consegui fazer uns pequenos trabalhos, o que me deu um prazer enorme.

Ficarei na luta diária. Vamos lá ver se ganho ou se perco. Mas estou a gostar do "caminho".

O que será necessário para fazer da paixão, profissão?


  1. Lá está, isso mesmo. Trabalhar mas sem "trabalho". Quando fazemos o que gostamos não trabalhamos, certo?
  2. Aperfeiçoar as nossas habilidades. Descobrir primeiro o quê e tornarmo-nos bons nisso, seja a estudar seja a praticar.
  3. Descobrir quem somos. É verdade: podemos chamar-lhe identidade corporativa ou outra coisa, mas é importante definir como será a nossa linguagem. Porque é que devo ser eu a fazer aquele trabalho e não outra pessoa ou empresa.
  4. Espalhar a mensagem. No fundo, dizer ao mundo o que fazemos e mostrar que o fazemos bem. Existem muitas ferramentas para fazê-lo: Facebook, Blog, LinkedIn, Website, etc, etc.
  5. Descobrir os nossos clientes. Muitas vezes eles estão muito perto e nem sabemos. Mas devemos cimentar relações e parcerias. Assim, podemos tornar a nossa paixão num negócio sustentável.

Esta lista está muito minimal, eu sei. Mas é um começo, certo? O que juntarias?



E tu? Fazes o que gostas? Conta-me!

Abraços!



4 comentários :

  1. Vamos lá ver se desta vez a blogspot não passa aqui o lápis azul :)
    Lá diria o velho Confúcio:
    "Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida".

    Parabéns pela coragem de te fazeres "ao caminho", continua!

    JLuís

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, JLuís!

    Esse velho Confúcio tem algumas quotes que eu adoro e essa tem tudo a ver com o que escrevi, claro!

    Um grande abraço e aparece por cá!

    PL

    ResponderEliminar
  3. A título de comentário... The wrong question.

    http://www.youtube.com/watch?v=8R2ciHUGKJ4

    Sara Resende

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara!

      É exactamente este tipo de perspectiva que estou a construir para mim. Quando estava "embrulhado" no meu antigo trabalho nem tinha tempo para pensar noutras maneiras de olhar para as coisas. Agora, começo a olhar para elas de outra maneira e, definitivamente, não é com BMW's nem com milhões que vamos lá! Acho até que DAR pode ser uma das soluções. Um dia escreverei sobre isso.

      Obrigado pelo teu comentário/vídeo, gostei muito! Vai aparecendo.

      Abraço e felicidades,

      PL

      Eliminar

AddThis